Apoio ao utilizador

Perguntas frequentes

Não. Este ano letivo, foram criados novos dados de acesso para os professores. O município fará chegar aos professores os seus dados de acesso à Plataforma, para o ano letivo 2020/2021.

O/a professor/a deverá aceder à Plataforma e efetuar o login com o nome de utilizador e o código de acesso, de modo a ativar a sua conta e definir a sua palavra-passe. Nos acessos seguintes, deverá utilizar no login o nome de utilizador que recebeu, e a palavra-passe definida por si.



Neste momento, para o/a professor/a, o “nome de utilizador” a introduzir terá de ser o nome de utilizador que recebeu na credencial de acesso.

A recuperação de palavra-passe poderá ser feita através da área “entrar” da Plataforma. Após solicitar a recuperação de palavra-passe, irá receber um e-mail com as instruções para redefinir a sua palavra-passe.

O/professor/a tem a possibilidade, na “Área de Professor”, de criar um código de acesso temporário para a turma, de modo a que todos os alunos consigam aceder à Plataforma.


Em casa, o/ aluno/a poderá aceder com os dados definidos, pelo/a encarregado/a de educação.


Estas duas possibilidades de acesso funcionam em simultâneo, uma não invalida a outra, ou seja, o/a aluno/a, em casa, poderá utilizar a palavra-passe definida pelo/a encarregado/a de educação e, na escola, o código de acesso temporário fornecido pelo/a professor/a, sendo que o nome de utilizador é o mesmo para os dois casos.



a) No caso de ter uma conta de e-mail associada, deverá efetuar a recuperação dos dados na Plataforma SIGA

b) No caso de não ter uma conta de e-mail associada, deverá entrar em contacto com o Centro de Suporte a Clientes, disponível em juntospelaeducacao.lusoinfo.com ou através do contacto 234 246 000 (de seg. a sáb., das 10h às 18h - Horário Portugal Continental).

O(a) encarregado(a) de educação após receber os dados de acesso da Plataforma SIGA (nome de utilizador e código de acesso), deverá fazer a autenticação nesta Plataforma e definir a palavra-passe. Depois de definir a palavra-passe, terá de aceder como os mesmos dados à Plataforma (nome de utilizador e palavra-passe definida por si).



Sim, é possível aceder com os dados utilizados pelo/a encarregado/a de educação e pelo/a aluno/a (configurados pelo/a encarregado/a de educação) no ano letivo anterior, isto é, os dados de acesso mantêm-se os mesmos (utilizador e palavra-passe).


Caso o/a aluno/a tenha um código de acesso temporário cedido pelo/a professor/a, no anoletivo 2019/2020, o mesmo não será válido para o ano letivo 2020/2021.


Caso não se recorde dos dados de acesso deverá fazer a recuperação de palavra-passe.

A recuperação de palavra-passe poderá ser feita através da área “entrar” da Plataforma ou da página inicial da Plataforma SIGA. Após solicitar a recuperação de palavra-passe, irá receber um e-mail com as instruções para redefinir a sua palavra-passe.



A recuperação de palavra-passe poderá ser feita através da área “entrar” da Plataforma ou da página inicial da Plataforma SIGA. Após solicitar a recuperação de palavra-passe, irá receber um e-mail com as instruções para redefinir a sua palavra-passe ou a do/a seu/sua educando/a, devendo selecionar a do/a seu/sua educando/a.



a) Verifique se está a colocar corretamente o nome de utilizador e a palavra-passe, definida por si aquando do registo na Plataforma SIGA.


b) Caso os dados estejam corretos e a dificuldade persista, faça a recuperação dos seus dados SIGA (ver ponto 1)

No primeiro acesso à Plataforma, ser-lhe-á pedido para:


  • Definir o endereço de e-mail do(a) encarregado(a) de educação;

  • Ativar as credenciais de acesso do(a) seu(sua) educando(a).

No fim deste processo o(a) encarregado(a) de educação irá receber um e-mail com os seus dados de acesso e os do(a) seu(sua) educando(a). Na Plataforma o(a) encarregado(a) de educação tem acesso à configuração da conta do/a seu/sua educando/a, onde pode visualizar os dados de acesso e alterar a palavra-passe.

O/a encarregado de educação terá de aceder com os dados SIGA (nome de utilizador e palavra-passe definida por si).

O/a aluno/a terá de aceder com os dados definidos, pelo/a encarregado de educação, aquando da ativação das credenciais de acesso do/a educando/a, no primeiro acesso à Plataforma (utilizador e palavra-passe definida pelo/a encarregado de educação - ver ponto 7).


O/a aluno/a também poderá aceder com o código de acesso temporário definido pelo/a professor/a para a turma, para o ano letivo 2020/2021. Neste caso, terá de aceder com o utilizador e código de acesso temporário.


Estas duas possibilidades de acesso funcionam em simultâneo, uma não invalida a outra, ou seja, o/a aluno/a, em casa, poderá utilizar a palavra-passe definida pelo/a encarregado/a de educação e, na escola, o código de acesso temporário fornecido pelo/a professor/a, sendo que bo utilizador é o mesmo para os dois casos.

Neste momento, para o/a encarregado/a de educação, o “nome de utilizador” a introduzir terá de ser o nome de utilizador da Plataforma SIGA. No caso do/a aluno/a, terá de ser o utilizador apresentado no processo de ativação da conta do/a educando/a, disponível no e-mail enviado (ver ponto7) ou na Plataforma, na área “meus dados”.

Para mais informações por favor, comunique com o Suporte a Clientes, disponível em juntospelaeducacao.lusoinfo.com ou através do número 234 246 000 (de seg. a sáb., das 10h às 18h - Horário Portugal Continental) ou através do Serviço de Apoio Online disponível na Plataforma (dias úteis, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h - Horário Portugal Continental).

© 2020 Lusoinfo. Todos os direitos reservados.