Lusoinfo Multimedia

Notícias

Andreia Ferreira, professora Inglês AEC

testemunho Nuno Gomes


Utilizo o Manual Digital, criado pela Lusoinfo, nas minhas aulas desde o ano letivo 2008/2009, quando a Câmara Municipal da Maia começou a fornecê-lo aos professores de Inglês AEC.

Noto que os alunos são cada vez mais exigentes e daí a necessidade de se sentirem motivados. Com o MD consigo cativá-los para a aprendizagem da língua inglesa, sendo portanto uma ferramenta de trabalho muito útil e inovadora. Agradeço desde já à Lusoinfo pela criação e desenvolvimento do Manual Digital.

As novas tecnologias são muito apelativas para as crianças. No MD, para cada 1º, 2º, 3º e 4ºanos, existem vários temas (Family, Food, Numbers,...) e em cada tema, músicas, histórias, jogos e fichas de trabalho.

Na minha opinião, os pontos positivos do MD são a correta adaptação dos temas ao nível de aprendizagem dos alunos, a variedade de atividades lúdicas, a interatividade.

No 3º e 4º ano houve uma grande melhoria com novos jogos, histórias, fichas de trabalho e até novos temas! Como sugestão, talvez a criação de novos jogos/atividades para o 1º e 2º ano, visto que têm sido os mesmos nos últimos anos. Isto ainda se torna mais relevante, uma vez que estes anos não têm livro de Inglês, ou seja, a escrita ainda é pouco usada e a metodologia deverá ser à base de jogos, histórias, músicas, isto é, atividades atrativas e motivadoras.

Andreia Ferreira, professora Inglês AEC

Coordenado do projeto TIC@Cidadania - Nuno Gomes

testemunho Nuno Gomes

A Divisão de Educação da Câmara Municipal da Maia em parceria com a empresa Lusoinfo criou este ano letivo (2011/2012) uma nova atividade de enriquecimento curricular destinada ao 1º ciclo do ensino básico: todas as escolas do nosso concelho abriram os braços a tic@cidadania, a qual tenta responder às necessidades emergentes da nossa sociedade, estando atenta aos problemas e desafios da nossa comunidade envolvente.

Congratulo toda a equipa de 42 professores envolvidos que têm no terreno escolar, junto de cerca de 5000 crianças, criado, desenvolvido e potenciado as novas tecnologias da informação e a cidadania. As crianças do 1º ciclo do concelho da Maia têm trabalhado em projetos cívicos e tecnológicos de uma forma ativa, divertida e diferente.

Este trabalho tem sido feito em grupo como fruto de parcerias, disponibilidades e fortes motivações. É uma demonstração clara, especialmente neste momento que Portugal atravessa , que a cidadania, a cooperação e inovação podem acontecer e marcam por quem por elas é envolvido.

É assim para mim um contínuo prémio esta nova atividade. Prémios materiais ou imateriais que me, que nos orgulham e que nos incentivam todos os dias! Continuando todos a trabalhar à frente do seu tempo!

Nuno Gomes, Coordenado do projeto TIC@Cidadania

Professora AEC Tic@cidadania - Cristina Teixeira

testemunho Cristinha Teixeira

As Tecnologias da Informação e Comunicação assumem cada vez mais um papel preponderante na educação das nossas crianças. Hoje em dia, o computador já é encarado como uma ferramenta de estudo tal como um livro.

Assim sendo, enquanto professora da AEC Tic@cidadania no concelho da Maia, considero o Manual Digital um recurso extremamente útil. Temos disponíveis conteúdos pedagógicos digitais que ajudam os alunos a aprenderem de uma forma mais lúdica e, através do jogo, é perceptível o prazer com que as crianças realizam as atividades e o seu esforço espontâneo e voluntário para atingir os objetivos.

Relativamente ao Projeto Tic@cidadania desenvolvido pela Câmara Municipal da Maia e a Lusoinfo Multimédia, é um projeto extremamente bem pensando atendendo à necessidade de inclusão precoce de cada uma das crianças na comunidade onde vivem. Assim sendo, fará todo o sentido que as crianças tomem conhecimento do tipo de instituições e serviços que existem e o que podem fazer em cada um deles e dos monumentos e locais de interesse da cidade onde vivem, a Maia. E como não nos preocupamos só com inclusão, será importante realçar a necessidade de tornarmos as nossas crianças futuros adultos e cidadãos responsáveis, daí o interesse em trabalhar os valores e a responsabilidade social e criar uma cultura de segurança alertando para os comportamentos de risco.

Como forma de auxiliar o meu trabalho, as atividades desenvolvidas pela Lusoinfo Multimédia e que são parte integrante do Manual Digital ajudaram imenso a que as minhas aulas fossem inovadoras, criativas, que apelassem continuamente à cidadania e que os alunos aprendessem de forma lúdica desenvolvendo também a autonomia. Para além disso, o facto dos alunos terem o Manual Digital instalado nos seus Magalhães permite-lhes rever e refazer as atividades realizadas na aula, acabando por haver uma maior acomodação dos conhecimentos adquiridos.

Na AEC Tic@cidadania também dispomos de uma plataforma online, o Site da Turma, que nos permite partilhar todos os trabalhos desenvolvidos com os encarregados de educação e professores titulares de turma. Através deste, acabamos sempre por receber o feedback sobre o trabalho que estamos a desenvolver com cada turma, feedback esse importante enquanto professora.

Bem-haja à Câmara Municipal da Maia por, mais uma vez, estar à frente do seu tempo e tanto se esforçar por praticar uma Educação de Excelência nas AEC do Concelho e à Lusoinfo Multimédia por todo o apoio que tem dado no projeto e nas atividades tão dinâmicas e lúdicas que construiu.

Cristina Teixeira, Professora AEC Tic@cidadania

Testemunho Prof.º António José Osório e Prof.ª Altina Ramos

A Biblioteca do Gigante

A Biblioteca conquista desde logo a atenção das crianças por ser um espaço de lazer, de prazer e de aprendizagem. Associá-la a um Gigante contribui para despertar a curiosidade e a imaginação. Colocá-la no fascinante mundo digital é o toque mágico para cativar definitivamente a atenção dos mais novos.

A Biblioteca do Gigante faz parte de um projeto mais amplo, o Manual Digital II, embora neste DVD funcione de modo autónomo. Trata-se de um recurso multimédia lúdico-educativo orientado para o desenvolvimento de competências literácitas e digitais, cada vez mais vitais no dia a dia atual.

A criança encontra, no tópico Histórias, um conjunto de histórias originais e outrasrecontadas com recurso à intertextualidade, ou seja, misturando personagens e ações de umas histórias com outras o que a obriga a fazer associações criativas de ideias, por um lado, e, por outro, a desenvolver o pensamento crítico já que, estimulada por um adulto, pode ter de justificar essas associações. Para cada história há um conjunto de actividades que visam testar a sua compreensão e desenvolver competências linguísticas e comunicativas a diferentes níveis, mas também a motricidade fina, a atenção e a concentração.

Na categoria Oficinas há atividades em que a criança constrói materiais diversos a partir de elementos, já disponíveis, que integra segundo o interesse do momento, tendo sempre de recorrer à sua imaginação, criatividade e sentido estético e mobilizar saberes adquiridos ou construí-los, como preconizam as perspetivas construtivistas da aprendizagem.

Os Jogosestão concebidos para desenvolver a memória auditiva e visual da criança, a  orientação espacial através de propostas eminentemente lúdicas, bem ao agrado do público infantil.

No item Música, encontramos canções originais, adequadas a esta faixa etária, acompanhadas de texto em verso, sempre do agrado da criança, e de sugestivas imagens que ajudam na compreensão oral e escrita.

O facto de ser um recurso multimédia, ou seja, articular texto, imagem, fixa e animada, e som, predominantemente estes dois últimos, permite que seja acessível a crianças do Pré-Escolar que ainda não sabem ler. Esta dimensão multimédia articula-se com a teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner) estimulando, para além da inteligência linguística presente nas atividades de leitura e escrita, já habituais na escola, a inteligência musical, pois são muitos os momentos que exigem que a compreensão do oral, falado ou cantado; a inteligência visual e espacial de que são exemplo óbvios os puzzles, bem como a intra e interpessoal se as atividades forem realizadas em pares ou pequeno grupo.

O Gigante, uma das personagens que povoa o imaginário desta faixa etária, cheio de bonomia e boa disposição mesmo perante as tentativas menos bem sucedidas, é o elo de ligação entre as diferentes atividades presentes no DVD. Com efeito, acompanha a criança no seu percurso exploratório dos vários recursos, explicando as tarefas, incentivando a sua realização e dando pequenas dicas preciosas no sentido estimular a criança a continuar ou concluir o trabalho iniciado.

Um passo de Gigante para aprender a brincar!

 

António José Osório e Altina Ramos

Professores no Instituto de Educação da Universidade do Minho e membros da equipa do Projecto MDII

 

Testemunho Prof.ª Lúcia Amante

Personagens de histórias tradicionais, recriando novas histórias e novos cenários, músicas e trava-línguas de sempre, agora também com ritmos jazz ou rap, são algumas das novidades que encontramos na Biblioteca do Gigante. O que aprendemos e como aprendemos está intrinsecamente relacionado ao universo cultural que nos cerca. Num mundo cada vez mais digital, em que estas tecnologias são artefactos incontornáveis, importa pô-las ao serviço do acesso ao conhecimento, proporcionando, designadamente aos mais jovens, formas de aprendizagem relevantes e adequadas à realidade do seu (nosso) tempo. Por isso, destacamos a Biblioteca do Gigante onde encontramos uma aplicação digital atrativa, intuitiva, que estimula a descoberta, a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades dos mais novos. Sublinhamos, desde logo, a estimulação da emergência da linguagem escrita, permitindo às crianças desenvolverem um conjunto de noções prévias importantes para a sua aquisiçãoformal. Histórias, músicas, jogos e muitas outras atividades lúdicas, pensadas para os mais pequenos, interligam-se na Biblioteca do Gigante, oferecendo um leque variado de opções onde novas formas de aprender se cruzam com entretenimento e criatividade.

 

Lúcia Amante

Universidade Aberta de Lisboa

INICIO

Procurar

Está em... Home Notícias